escrito no coraçao não
necessita de agendas
porque a gente não esquece.
O que a memória ama fica eterno."
Rubem Alves
"Valores determinam nossas decisões e posturas em relação à vida. Mas, quais são os nossos valores?
Se não escolhemos, eles já vem prontos e assim aprendemos que o sentido da vida é simplesmente crescer, estudar, trabalhar, ter filhos e morrer. Mas, tudo isso para quê?
Diziam os filósofos que a finalidade do homem era aprender a Ser e realizar em si a potência do bem, do belo e do justo. Diziam que eram estes os ideais humanos e que assim o homem viria a se realizar e ser feliz. Apenas o ser humano pode apreciar a generosidade, o amor e a beleza de forma consciente.
A música inspira, o voluntariado abre o coração, a amizade enche, o amor traz alegria. Por quê?
Valores verdadeiramente humanos fazem isso. Quando o ser humano percebe isso, os seus valores mudam da simples sobrevivência e satisfação de desejos infinitos à contemplação, ao serviço, à beleza, à generosidade e ao altruismo. E assim, o Ser ganha prioridade sobre o simplesmente existir.
Viver é uma tarefa contínua de construção deste Ser Humano. E por acaso, haveria maior obra para o ser humano que aprender a Ser?
Quando soltamos uma boa gargalhada, nem imaginamos de que forma estamos a ajudar o nosso organismo. Conheça o impacto que o riso têm no corpo humano:
O ritmo cardíaco acelera. Em alguns casos, os batimentos podem atingir 120 pulsações por minuto — em repouso, o coração tende a bater, em média, 70 vezes por minuto. Quando a pulsação aumenta, existe mais sangue a circular pelo organismo, o que provoca uma maior oxigenação dos tecidos.
Durante uma gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. A inalação de ar é mais profunda e a expiração mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma «limpeza».
Os músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão.
Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos dilatam-se, originando uma redução da pressão arterial.
Durante a gargalhada, os níveis de hormônios do stress baixam. Com menos cortisol e adrenalina a circularem no organismo, o sistema imunológico fortalecem-se. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células de defesa do organismo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais ativas. De destacar os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos, e os linfócitos T, que detectam vírus ou bactérias. Além destes, são também importantes a imunoglobina A, um anticorpo essencial no combate às infecções do foro respiratório, e as células NK (natural killers), que permitem destruir as células cancerígenas.
Cronograma de visitas do dia 12/06 (seeempre às 15h) :
.
Grupo Vermelho - AACC
.
Grupo Amarelo – Hospital do Câncer
.
Grupo Azul - Abrigo Bom Jesus de Cuiabá
.
Grupo Verde – Casa Transitória Irmã Dulce
.
Grupo Branco - Casa de Apoio à Família
.
E como sempre, qualquer dúvida entre em contato com algum dos coordenadores ou com o Girassol mais perto de você!! hehe =D
Osho
"Diz-se que, mesmo antes de um rio
cair no oceano, ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada:
os cumes, as montanhas,
o longo caminho sinuoso através das florestas,
através dos povoados,
e vê a sua frente um oceano tão vasto
que entrar nele nada mais é
do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira.
O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível na existência.
Você pode apenas ir em frente.
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano
é que o medo desaparece,
porque apenas então o rio saberá que
não se trata de desaparecer no oceano.
Mas tornar-se oceano.
Por um lado é desaparecimento
e por outro lado é renascimento.
Assim somos nós.
Voltar é impossível na existência.
Você pode ir em frente e se arriscar .
Coragem!
Torne-se OCEANO."
.
Unidos em propósito! ✨