terça-feira, 22 de junho de 2010

Vivendo valores


"Valores determinam nossas decisões e posturas em relação à vida. Mas, quais são os nossos valores?

Se não escolhemos, eles já vem prontos e assim aprendemos que o sentido da vida é simplesmente crescer, estudar, trabalhar, ter filhos e morrer. Mas, tudo isso para quê?

Diziam os filósofos que a finalidade do homem era aprender a Ser e realizar em si a potência do bem, do belo e do justo. Diziam que eram estes os ideais humanos e que assim o homem viria a se realizar e ser feliz. Apenas o ser humano pode apreciar a generosidade, o amor e a beleza de forma consciente.

A música inspira, o voluntariado abre o coração, a amizade enche, o amor traz alegria. Por quê?

Valores verdadeiramente humanos fazem isso. Quando o ser humano percebe isso, os seus valores mudam da simples sobrevivência e satisfação de desejos infinitos à contemplação, ao serviço, à beleza, à generosidade e ao altruismo. E assim, o Ser ganha prioridade sobre o simplesmente existir.

Viver é uma tarefa contínua de construção deste Ser Humano. E por acaso, haveria maior obra para o ser humano que aprender a Ser?

Dizia Aristóteles que o homem se torna feliz ao viver uma vida que seja racional. Para ele a razão era a prática de valores ou virtudes. Selecionar valores é ser racional e assim, viver de acordo com valores é ser feliz."
.
.
[[ http://www.mostreseuvalor.org.br/index.html ]]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Unidos em propósito! ✨